Cyro, Elizeth, Chico (Fla-Flu)

Eu não conhecia Cyro Monteiro até Chico Buarque de Holanda me apresentar. Comigo foi quase sempre assim: uma referência faz brotar um punhado de outras. Chico me levou a Caetano, a Gil. Ambos me levaram ao Tropicalismo – que me levou a Gal Costa, a Torquato Neto e a Capinam; este último me fez conhecer Edu Lobo, que expôs Vinicius, Baden e Elis Regina a mim. E assim por diante, numa cadeia infinita de grandes nomes da música brasileira. Mas volto a Cyro Monteiro, que morreu num 13 de julho, há 45 anos. Não há muita coisa disponível dele, em cedê. Tenho o que todos que o apreciam têm: o disco da série Aplauso, uma compilação feita pela BMG há uns vinte anos. Não é suficiente, mas traz Se Acaso Você Chegasse, Falsa Baiana, Rugas, Pisei num Despacho e Apresenta-me Àquela Mulher. Só isso já basta para colocá-lo no panteão dos ótimos intérpretes. Em vinil, tenho Sr. Samba e o volume 2 de A Bossa Eterna de Elizeth e Cyro.

Certo, certo: pouca gente aprecia essas gravações antigas desses intérpretes (para muitos) obscuros. Sei disso. Há gravações mais nítidas, mais audíveis a ouvidos desacostumados: é o caso desse medley abaixo, acompanhado pela maior cantora brasileira, Elizeth Cardoso. Essa gravação, de 1969, é a junção de grandes sambas: Nega do cabelo duro, Ando cheio de conversa, Cansei de Pedir, Ta-hi (Taí), Não quero mais amar a ninguém, Se a saudade me apertar, Adeus Batucada e Arrasta a Sandália. E aproveite para ouvir Tem de Rebolar. Uma maravilha contida no disco mencionado da dupla! Observe que na foto Cyro se faz acompanhar por seu instrumento inseparável: uma caixinha de fósforos, com a qual fazia a percussão.

Cyro Monteiro

Há uma história sensacional envolvendo Cyro Monteiro e o compositor carioca Chico Buarque: Cyro era flamenguista feroz; Chico, um tricolor voraz. Quando a primeira filha de Chico e Marieta Severo nasceu, Cyro enviou a ela, à pequena Sílvia, uma camisa do Flamengo. Chico respondeu a provocação da forma mais conveniente e bem-humorada possível: escreveu um samba, cujo título é Ilmo. Sr. Cyro Monteiro ou Receita para virar casaca de neném. Eis a letra (para mim, obra-prima):

Se quiser ouvir com a melodia, cantada pelo homenageado, CLIQUE AQUI.

7 opiniões sobre “Cyro, Elizeth, Chico (Fla-Flu)”

  • 14 de julho de 2018 em 11:38
    Permalink

    Elizete a melhor cantora? Esqueceu Elis e Marisa Monte?

    Resposta
    • 14 de julho de 2018 em 11:42
      Permalink

      Considero Elizeth superior, mais versátil, com mais recursos.
      Marisa Monte, a meu ver, fica atrás – muitos corpos de desvantagem.
      Elis era endiabrada mesmo. É páreo duro, mas ainda prefiro Elizeth, a Divina.

      Resposta
  • 16 de julho de 2018 em 11:54
    Permalink

    Grijó, conheci o Cyro por meio de uma edição do clássico Pasquim, em que ele era perfilado por seu grande amigo Vinicius. E essa história dele com Chico é sensacional. Música boa não tem idade nem forma definida – ela simplesmente é. Abração.

    Resposta
    • 25 de julho de 2018 em 14:22
      Permalink

      Sim, ele e Vinicius eram unha e carne. Amavam-se.
      E concordo com sua definição do que seja “música boa”. Se permitir, usarei. E darei, claro, o crédito.

      Resposta
  • 16 de julho de 2018 em 11:55
    Permalink

    E aproveitando: saudações tricolores! 😉

    Resposta
  • 21 de julho de 2018 em 00:19
    Permalink

    Chico bem que podia ler as palavras de Nelson Rodrigues – o tricolor mais rubro-negro que existiu – e virar a própria casaca. Segue algumas:

    “Se Euclides da Cunha fosse vivo, teria preferido o Flamengo a Canudos para contar a história do povo brasileiro.”

    “… E não sei quantos tricolores saíram para fundar o Flamengo. Nos grandes jogos, o estádio Mário Filho é inundado pela multidão rubro-negra. O Flamengo tornou-se uma força da natureza e, repito, o Flamengo venta, chove, troveja, relampeja. Eis o que eu pergunto: Os gatos pingados, que se reuniram numa salinha, imaginavam as potencialidades que estavam liberando?”

    “Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável.”

    “Todo brasileiro é um pouco rubro-negro. A alegria rubro-negra não se parece com nenhuma outra. Não sei se é mais funda ou mais dilacerada, ou mais santa, só sei que é diferente.”

    Tá vendo Chico, até tu és um pouco rubro-negro! Sábio Nelson!

    Abraço, Grijó!

    Resposta
    • 25 de julho de 2018 em 14:25
      Permalink

      Rapaz, Nelson e Chico eram tricolores antes do Nada, parafraseando o próprio Nelson, de quem sou fã.
      Em breve, uma postagem sobre seus romances, tão esquecidos.

      Nelson, entretanto, antes de torcer para o Fluminense, era um “fraseur”, um ilustríssimo criador de máximas.
      Não sei se as fazia por deleite, por obrigação ou por cinismo. Ou numa mistura dos 3.
      Uma grande figura.
      Abração.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *