Barrocos fundamentais

Alguém disse – e eu acredito – que a música barroca é o apogeu da criação na arte. Principalmente a música barroca alemã, capitaneada pela maior personalidade da música: Johann Sebastian Bach. O barroco musical italiano não fica muito atrás, e, caso quem está lendo duvide, ouça o disco abaixo. É uma coletânea da folia barroca, na qual brilham 4 italianos, um francês e um alemão. No dna deste último descansava a herança do citado Johann. Essa coletânea é simplesmente a melhor compilação de música barroca (reunida em apenas um disco) que conheço. Eis a capa:

Quem são os italianos? Corelli, Geminiani, Scarlatti e Vivaldi. O francês é Marin Marais e o alemão, o filho mais criativo de Bach: Carl Philipp Emanuel. O Quarteto Purcell – formado por Robert Wooley (cravo e órgão), Richard Boothby (violoncelo) e por duas Catherines nos violinos: Weiss e Mackintosh – é de uma extraordinária competência. A exatidão da execução é tanta que parece ter sido corrigida (como se houvesse necessidade!) por programas de computador. Coisa assombrosa, ao mesmo tempo que edificante e tremendamente emotiva. Eis o time:

Primary

A música barroca está em primeiro lugar, no que se refere às minhas preferências. A polifonia, o uso do baixo contínuo – que só fui compreender muito tempo depois de ouvir exaustivamente – e a inventividade de tantos sons combinados me fizeram admirar, primeiramente, J. S. Bach. Depois, fui a seus pares: os seis senhores que compuseram as variações que geraram esse disco excepcional. Confesso que minha predileção, dentre as seis gravações, está centrada no meu xará, Francesco Geminiani e seu Concerto Grosso La Folia (after Corelli). Infelizmente essa gravação não é com o Quarteto Purcell.

Caso se interesse, aí vão os links para se ouvir: AQUI, 12 Variationen über Die Folie D’Espagne, de C. P. E. Bach. AQUI, Trio Sonata in D Minor (Variations on “La Folia”), de Vivaldi. AQUI, Folia From Toccata No 7 (Primo Tono), de Scarlatti. AQUI: Les Folies d’Espagne, de Marais. E, finalmente, AQUI, a genial Sonata In D Minor Op 5 No 12, de Corelli. Sinceramente? Eu ouviria todas, na sequência que quiser – não deixe de ouvir, contudo.

14 opiniões sobre “Barrocos fundamentais”

  • 29 de julho de 2022 em 08:08
    Permalink

    Ótimas dicas, Grijó. Também aprecio muito o barroco. Vou correndo ouvir.

    Resposta
    • 29 de julho de 2022 em 08:16
      Permalink

      Opa!
      Mais um cúmplice. Suspeito de que a música barroca seja preferência de muita gente.
      Valeu o comentário!

      Resposta
  • 29 de julho de 2022 em 08:13
    Permalink

    Excelente declaração de cumplicidade, professor. Na verdade eles se confundem , acredito pelos restritos caminhos da composição de então.
    Mas é Bach, o grande senhor da Música.

    Resposta
    • 29 de julho de 2022 em 08:17
      Permalink

      Pois é, meu caro crítico-jornalista-escritor-músico-produtor!
      Concordo. Há muito de um em outro, e vice-versa.
      Valeu!!!!

      Resposta
  • 29 de julho de 2022 em 10:11
    Permalink

    Barroco não é minha preferência, mas sempre de agradável audição. Mas o barroco italiano talvez tenha o maior plantel de bons compositores : Boccherini, Albinoni, Monteverdi, Marcello, Torelli, entre os citados. Faltaram ainda na coletânea o grande mestre João Sebastião Ribeiro, o inglês Henry Purcell, que dá nome ao quarteto e o também grande alemão, mas radicado na Inglaterra, Händel. Mas coletânea é limitada mesmo, não cabe todo mundo. Um abraço.

    Resposta
    • 29 de julho de 2022 em 11:02
      Permalink

      Sim, uma coletânea tem seus limites, claro.
      A não ser por aquelas caixas de “Obras Completas” ou “The Essential & More”, fazer um disco único, que atenda à grandiosidade do Barroco – como um todo -, fica realmente difícil. Quase impossível.
      Albinoni e Marcello estão entre minhas preferências também, embora não haja tantas gravações disponíveis.
      E quanto a Telemann? Craque!

      Resposta
      • 29 de julho de 2022 em 12:15
        Permalink

        Sim. Telleman. Há um menos conhecido, acho que holandês, Sweelinck. Muito bom.

        Resposta
  • 31 de julho de 2022 em 21:54
    Permalink

    Tem razão, Sweelinck é mais início do século XVII, mas já foge ao cantochão (plainchant) e é meio considerado na transição para o barroco. Inclusive Glenn Gould gravou alguma coisa dele. Eu gosto do barroco, mas acho uma música muito cerebral, embora Glenn Gould acho que romantiza Bach, por exemplo nas variações Goldberg. A música clássica também é meio cerebral, mas já menos. Gosto mais da música romântica (Beethoven hors concours), ou da transição para o moderno como Mahler, Sibelius, Stravinski, Prokofiev. E tem Mozart que nasceu no final do barroco já fazendo música, se criou no clássico e, de certa forma, inventou a música romântica.

    Resposta
    • 31 de julho de 2022 em 23:21
      Permalink

      Vc citou aí a Santíssima Trindade da Música: Bach, Beethoven e Mozart, imortais inatacáveis.
      Tenho as Variações com Gould, gosto muito, e concordo com vc sobre o cerebralismo da música clássica. Só não vejo isso como um problema, mas é apenas uma opinião.
      Gosto desses todos que vc citou, e de mais um, meu quase preferido: Bruckner. Aliás, neste momento, estou ouvindo sua sinfonia número 4, com Abbado na batuta, e com a Lucerne Festival Orchestra.

      Resposta
  • 1 de agosto de 2022 em 10:34
    Permalink

    Bruckner conheço pouco. A sinf 4 é uma que tem um solo de corne inglês? Tenho com Barenboim. Tenho também em LP, não lembro a gravação, mas vou já resgatar porque meu CD player pifou.

    Resposta
  • 1 de agosto de 2022 em 18:50
    Permalink

    Lembrei depois. O solo de corne inglês é de uma sinfonia de Dvorjak. Não lembro qual, mas não é a Novo Mundo.

    Resposta
    • 2 de agosto de 2022 em 19:04
      Permalink

      Dvorak é demais para mim.
      Não compreendi e nem compreendo.
      Só tenho a Sinfonia número 9, a mais famosa.

      Resposta
  • 2 de agosto de 2022 em 11:16
    Permalink

    Há tempo não ouvia Bruckner. A sinfonia 4 parece trilha de filme de ficção científica.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *